domingo, 24 de setembro de 2017

A ética para estudantes.

A ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Na escola, a ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Dá para perceber o quanto a ética e a moral são importantes na vida de um estudante? Não seria nenhum equívoco esclarecer aos alunos de uma escola o que de fato é algo ético, antiético, moral ou imoral. Um dos desafios que a escola tem é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública. Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser constantemente construída, afim de realizar relações para uma convivência justa. O trabalho que uma instituição de ensino que realizam conteúdos estimulantes às ações precisa estar nas atitudes cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem.
No dia 21 de setembro(Quinta-feira), o professor de Filosofia José L. R. Mendes palestrou sobre ética e moral para os alunos do Colégio Estadual Governador Roberto Santos no bairro do Cabula (Salvador-BA) justamente para que os estudantes do ensino médio possam ter conhecimento sobre tudo que eles passam em sua sociedade em relação ao que eles devem, podem e querem. A palestra teve o intuito de fazer os alunos debaterem sobre temas transversais (trabalho, consumo, orientação sexual, meio ambiente, relações de gênero etc.) e poderem formar uma reflexão a respeito.
Além das aulas de Filosofia que ensinam o que é ética, as escolas também deveriam fornecer mais palestras e debates que estimula o senso de responsabilidade dos estudantes, a autonomia e a organização dos coletivos ao colocar os alunos como membros de conselhos de classe, assembleias e grêmios estudantis. É necessário fazer leituras críticas de textos que tratam de direitos fundamentais com o objetivo de explicar não só do que se trata documentos universais como a Declaração dos Direitos Humanos ou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas promover a apropriação dos princípios e valores presentes neles para analisar como podem ser utilizados para denunciar situações e exigir modificações na sociedade. Todo educador deve realizar ações tenham sempre um caráter formativo, nunca moralizador. O ideal é trabalhar junto com a equipe de professores na introdução curricular de práticas que ampliem as possibilidades de reflexão e ação dos alunos dentro e fora do contexto escolar assegurando o princípio ético que rege essas práticas, garantindo que a escola, enquanto instituição socializadora, forme cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluções que busquem uma vida boa, digna e justa para todos.

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